Ministério da Educação
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Reitoria

ESCRITORIO DE INFRAESTRUTURA

PARECER Nº 2/2021 - RTR-EINFRA/RTR-DSPLAN/RTR/IFMT

Cuiabá , 8 de julho de 2021.    

PROCESSO: 23747.000516.2021-69

INTERESSADO: IFMT - Alta Floresta; Marcos Costa

​​​​​​​​​​​​​​ASSUNTOSolicita análise e emissão de parecer acerca do Projeto de Engenharia para Pavimentação do Campus Alta Floresta

Em atendimento à solicitação do IFMT - Alta Floresta que pede a análise do projeto de engenharia referente à pavimentação da unidade.

ANÁLISE

A presente análise trata de projeto acessado via link para pasta virtual presente no processo eletrônico, composto por planilha orçamentária e arquivo dwg contendo 05 pranchas.

Considerando que o escopo da análise diz respeito às qualidades técnicas do projeto não foi abordada a questões documentais como a presença de ARTs e assinatura de documentos.

Abaixo são listados os apontamentos a serem considerados pelo campus.

a) O título da primeira planta apresentada no projeto é pavimentação asfáltica, porém, foi adotada pavimentação em paver.

b) Recomenda-se realizar avaliação entre os projetistas e a gestão do campus sobre a necessidade de cruzamento de vias internas ocorrer na forma de "rotatória" ou ilha de travessia, considerando que reduzido fluxo de veículo possibilite uma solução mais simples e menos espaçosa.

c) Para os valores de serviços elaborados a partir de cotação de mercado devem ser apresentados o memorial de cálculo e os três orçamentos utilizados para sua elaboração.

d) Reitera-se a importância deste projeto ocorrer de forma associada ao planejamento espacial do campus, uma vez que a execução da via projetadas implica na divisão do terreno em distintas zonas a serem futuramente ocupadas e acessadas.

Portanto, é importante que haja uma previsão de que usos serão distribuídos nestes espaços (zoneamento) de forma a que futuramente não seja necessário aproximar edificações que abriguem usos conflitantes ou saturar espaços prejudicando o acesso, a circulação e a iluminação e ventilação natural destes espaços.

Na elaboração deste planejamento também recomenda-se refletir a respeito da forma como a circulação interna de pedestres vai ocorrer no campus. Entende-se que devido ao fato da maior parte dos deslocamentos internos ocorrem desta maneira pode ser interessante explorar vias de circulação pensadas com o pedestre em mente e não o carro. É interessante a utilização de vias internas de circulação de pedestres como elementos estruturantes, unificadores e organizadores do campus, na forma calçadões, passarelas ou marquises, com o devido tratamento urbanístico (mobiliário e paisagismo), interligando espaços, funções e pessoas.

e) Considerando que o eixo de circulação circulação de pedestres em direção aos fundos do campus, onde hoje já há diversos usos (laboratórios e áreas para prática de esportes), já ocorre através da área de convivência entre o bloco de salas de aula e o administrativo e passando pelo restaurante (inclusive já havendo calçamento). Sugere-se que este eixo seja mantido e melhor explorado como via de circulação de pedestres. Assim, a faixa de pedestres sobre a via projetada presente neste projeto, que liga a "quadra" dos edifícios hoje construídos à "quadra" de práticas esportivas, poderia ser localizada sobre este eixo, uma vez que a travessia tende naturalmente a ocorrer neste local e não de frente ao bloco de laboratórios.

É o nosso parecer,

Documento assinado eletronicamente por:

  • Thiago Eduardo Solla Lopez, ARQUITETO E URBANISTA, em 08/07/2021 17:15:34.
  • Fatima Elizabete dos Reis Matias, ENGENHEIRO-AREA, em 08/07/2021 17:20:10.
  • Jose Rodrigues dos Reis, ENGENHEIRO-AREA, em 09/07/2021 08:53:28.
  • Leone Covari, DIRETOR - CD0003 - RTR-DSPLAN, em 09/07/2021 10:58:17.
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Este documento foi emitido pelo SUAP em 08/07/2021. Para comprovar sua autenticidade, faça a leitura do QRCode ao lado ou acesse https://suaphomologa.ifmt.edu.br/autenticar-documento/ e forneça os dados abaixo:

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