MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO


Requerimento 15/2020 - SRS-DAP/SRS-DG/CSRS/RTR/IFMT

Documento de Formalização da Demanda


 Órgão: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Setor Demandante:  Direção Geral, DAP e DENProtocolo n º: 
Nome do Responsável pela Demanda: Joyce Maria GonçalvesMatrícula Siape nº: 1902160
E-mail: joycemarigoncal@hotmail.comTelefone: 66-3545-3712

 1. Objeto da contratação

Serviço de apoio administrativo.

2. Justificativa da necessidade da contratação do serviço

2.1. Motivação da Contratação:

O Campus Sorriso necessita de serviço de apoio administrativo para alguns setores que não contam com servidores em número suficiente para atender todas as demandas.

Estes apoios administrativos realizarão apenas atividades meio e não terão poder de decisão conforme determina o Decreto 9507/2018 do Poder Executivo e a IN 05/2017 do então Ministério do Planejamento.

​​​​​​A lei de criação  e enquadramento do Campus Sorriso estabelece uma estrutura inicial para o quadro de pessoal com 70 (setenta) professores e 45 (quarenta e cinco) técnicos administrativos (Portaria 246/2017). Essa estrutura inicial foi estabelecida com base na meta de alunos matriculados que é de 1200 (um mil e duzentos). Atualmente, o Campus Sorriso tem cerca de 1100 alunos matriculados e, no entanto, conta com apenas 29 técnicos administrativos e 47 professores EBTT, sendo que parte deles encontram-se afastados das funções. São apenas 25 técnicos em atividade atualmente. Fica evidente a disparidade entre o número de alunos atendidos e o número de servidores em exercício na unidade, sendo que no caso dos técnicos administrativos a defasagem chega a 50%.

Tal situação exige uma medida emergencial a fim de manter um mínimo de qualidade na prestação de serviço público. Sendo, para tanto, a contratação de serviço de apoio administrativo a solução para diminuir a sobrecarga até que o quadro de servidores do Campus Sorriso detenha pessoal suficiente para atender todas as demandas sem precisar de auxílio da mão-de-obra administrativa terceirizada.

2.2. Objetivos da Contratação:

Atender as demandas do DEN, DAP e DG em relação a atividades do posto de contínuo conforme descrição abaixo:

CBO 412205 - Contínuo

Transportam correspondências, documentos, objetos e valores, dentro e fora das instituições, e efetuam serviços bancários e de correio, depositando ou apanhando o material e entregando-o aos destinatários;
auxiliam na secretaria e nos serviços de copa;
operam equipamentos de escritório;
transmitem mensagens orais e escritas.

As atividades desenvolvidas pelos profissionais terceirizados tende a diminuir o esforço dos servidores para atividades como manipulação de papel (cópias, digitalização, etc.), correio interno, manipulação de planilhas, recebimento de e entrega de produtos, conferência de estoques, para que servidores passem a se dedicar as atividades que refletem interesse público, o exercício do poder de polícia e a manifestação do Estado, por atos administrativos.

Contratação com disponibilização de mão de obra exclusiva de segunda a sexta, 40 horas semanais, compreendendo os horários de expediente do setor onde serão lotados conforme  combinado no ato da contratação, variando entre 6:00 e 23:00 horas, obedecendo a legislação trabalhista e a CCT quanto aos intervalos e demais direitos.


2.3. Alinhamento com o Planejamento Estratégico:
OE1: Institucionalizar, de forma participativa, boas práticas de gestão orçamentária

OE2: Promover a qualidade de vida dos servidores no trabalho nas relações interpessoais e nas ações institucionais


3. Quantidade de material/serviço a ser contratado

ItemUnidadeQtdeDescrição/Especificação
1posto4Serviço terceirizado administrativo - contínuo CBO 412205

OBS: Licitar por SRP para empenho e contratação conforme orçamento disponível, visto que o cenário para 2021 é de incertezas quanto a liberação de recursos com cortes ou integralmente.


4. Previsão de data em que deve ser iniciada a prestação dos serviços/entrega do material:
Devido a recusa da empresa em renovar o contrato atual, faz-se necessário homologação destes serviços até 05 de novembro de 2020 para que haja tempo hábil necessário aos trâmites da nova contratação.


5. Definição da necessidade de elaboração ou não de Estudo Preliminar e Mapa de Risco:

Declaro que realizei consulta ao setor de contratos quanto a existência de processo para atendimento a esta necessidade. Devido a resposta negativa estou formalizando esta demanda para providências necessárias.

Indico os servidores abaixo para compor a equipe de planejamento da contratação:


Representantes da área técnica:
Deocleci de Souza (3010625) e Arica Fernandes Sousa (2277637)

Representante da área administrativa - licitações:
Edmundo Leite Xavier Neto (3087445)

Representante da área requisitante:
Rúbia Maria Vieira Giovelli (2239599)

6. Indicação de servidores para Fiscalização/Recebimento do material/serviço:
Solicitar que os servidores indicados assinem em conjunto este documento, sinalizando que estão cientes da referida indicação
Fiscal administrativo:Fiscal Técnico:
Arica Fernandes Sousa (2277637)          Betania Maria Canei de Almeida (2089499)

7. Responsabilidade Pela Formalização da Demanda:

Chefe do Departamento de Administração e Planejamento-SUBSTITUTA
Portaria 1784/2018

Chefe do Departamento de Ensino
Portaria nº 916 de 25/04/17

Direção Geral
Portaria nº 863 de 19/04/2017

8. Aprovação pelo Ordenador de Despesas da UASG:
​​​​​​​

Direção Geral
Portaria nº 863 de 19/04/2017

Documento assinado eletronicamente por:

  • Joyce Maria Goncalves, DIRETOR ADMINISTRATIVO - SUBSTITUTO - SRS-DAP, em 24/08/2020 08:35:09.
  • Edmundo Leite Xavier Neto, ASSISTENTE EM ADMINISTRACAO, em 24/08/2020 08:53:25.
  • Rubia Maria Vieira Giovelli, CHEFE - FG0001 - SRS-GAB, em 24/08/2020 09:23:28.
  • Betania Maria Canei de Almeida, ASSISTENTE EM ADMINISTRACAO, em 24/08/2020 10:00:04.
  • Claudir Von Dentz, DIRETOR - CD2 - SRS-DG, em 24/08/2020 10:03:56.
  • Marcionei Rech, CHEFE DE DEPARTAMENTO - CD4 - SRS-ENS, em 24/08/2020 12:38:53.
  • Deocleci de Souza, COORDENADOR - FG0002 - SRS-CCC, em 24/08/2020 15:05:56.
  • Arica Fernandes Sousa, TECNICO DE LABORATORIO AREA, em 24/08/2020 16:54:11.
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