Ministério da Educação
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Campus Sorriso

Estudo da Estimativa de Preços
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 73, DE 5 DE AGOSTO DE 2020

O presente documento visa demonstrar através de um estudo a estimativa de preços para aquisição/contratação de um determinado material ou serviço.

Órgão: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Setor Demandante: Depto. de Administração e Planejamento, Depto. de Ensino e Direção GeralProcesso n º: 

23444.000551.2020-10

Nome do Responsável pela Demanda: Josimar da Silva Pereira, Marcionei Rech e Claudir Von DentzMatrícula Siape nº: 2212131, 1959335 e 2871816
E-mailjosimar.preira@srs.ifmt.edu.br, marcionei.rech@srs.ifmt.edu.br, claudir.dentz@srs.ifmt.edu.brTelefone: 65 3544-3700


DO OBJETO DA AQUISIÇÃO / CONTRATAÇÃO

O presente estudo visa apurar os valores referenciais dos uniformes a serem disponibilizados por eventual empresa terceirizada, para a composição final dos custos da planilha de cálculo para o orçamento do serviço de apoio administrativo (contínuos).

I.  Identificação do agente responsável pela cotação

1.1. Edmundo Leite Xavier Neto - Assistente em Administração - mat. 3087445

II. Caracterização das fontes consultadas

Para a apuração da metodologia para obtenção do preço de referência, conforme previsão da IN n.º 73/2020, foram utilizados os resultados da pesquisa do painel de preço (https://paineldeprecos.planejamento.gov.br).

III. Série de preços coletados

Afim de atender a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 73, DE 5 DE AGOSTO DE 2020, declaro que a consolidação dos preços juntamente com as memórias de cálculos utilizadas para se obter o valor estimado seguem anexadas ao processo conforme "Planilha Padrão de Estimativa de Preços".

IV.  Método matemático aplicado para a definição do valor estimado

Afim de atender a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 73, DE 5 DE AGOSTO DE 2020, declaro que o método matemático aplicado para a definição do valor estimado constam na "Planilha Padrão de Estimativa de Preços" anexada ao processo.

V. Justificativas para a metodologia utilizada, em especial para a desconsideração de valores inexequíveis, inconsistentes e excessivamente elevados, se aplicável e outras justificativas caso necessário.

Foi utilizado o "Coeficiente de Variação" ou "CV" como uma maneira segura de definir se uma amostra é razoavelmente homogênea, sendo calculado como a razão entre o Desvio Padrão e a Média de um conjunto de dados ou “amostra”.

Como parâmetro de homogeneidade do conjunto de dados, para expurgar os extremos inferiores e superiores, em atendimento ao Acórdão 2637/2015 Plenário do TCU, utilizou-se o padrão de CV até 25%, conforme orientação da apostila "Preço de referência em compras públicas (ênfase em medicamentos)" disponível: https://portal.tcu.gov.br/biblioteca-digital/preco-de-referencia-em-compras-publicas-enfase-em-medicamentos.htm.

Desta forma, para a composição dos valores de mercado, evita-se a ocorrência de discrepâncias significativas nos valores das amostras obtidas, retirando do conjunto dos dados os valores extremos de desvios, a fim de reduzir o coeficiente de variação, conferindo confiabilidade e representatividade na aferição dos preços correntes de mercado.

CV = (Desvio Padrão /Média) x 100
Limite Superior (LS): Média (M) + Desvio-padrão (DP)
Limite Inferior (LI): Média (M) - Desvio-padrão (DP)

Assim, após apuração dos limites superiores e inferiores, os preços que respectivamente ultrapassarem esses limites serão excluídos, sendo realizado um novo calculo de Coeficiente de Variação, momento em que se verificará se dados apresentam homogeneidade (abaixo de 25%) ou não (acima de 25%), aplicando metodologia da média para os homogêneo e da mediana para os heterogêneos, conforme caderno de pesquisa de preço do Ministério do Desenvolvimento, Orçamento e Gestão, disponível em: https://www.gov.br/compras/pt-br/centrais-de-conteudo/cadernos-de-logistica.


Planilha Padrão de Estimativa de Preços

Planilha disponível no link: https://suap.ifmt.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento_digitalizado/71180/


 Valor de Referência apurado por empregado:


Item


Unid.


Qtde.


Descrição Resumida

Valor de Referência

Vlr.Unit Estimado R$

Vlr. Total Estimado R$

01

unidade4Camiseta, manga curta, gola polo c/ 2 botões13,8655,45

02

par2Sapato, em couro, preto57,88115,76

03

par2meia8,5117,02
04unidade1cartão de identificação - crachá2,542,54
TOTAL82,79190,77


Sorriso/MT, 4 de janeiro de 2021

Documento assinado eletronicamente por:

  • Edmundo Leite Xavier Neto, ASSISTENTE EM ADMINISTRACAO, em 04/01/2021 17:04:15.
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Este documento foi emitido pelo SUAP em 04/01/2021. Para comprovar sua autenticidade, faça a leitura do QRCode ao lado ou acesse https://suaphomologa.ifmt.edu.br/autenticar-documento/ e forneça os dados abaixo:

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